quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Steinhart Nav B-Chrono 44

Steinhart-nav.b-chrono44

Já aqui expliquei por diversas vezes que, devido a uma conjugação específica de fatores, a Steinhart constitui efetivamente a minha entrada na relojoaria mais séria. E, apesar de acabar por ter devolvido o único Steinhart que alguma vez adquiri, fiquei até hoje muito impressionado com a marca alemã – desde a qualidade dos seus relógios até à do seu apoio ao cliente (ele vendem apenas através da Internet, no seu próprio website).

Por isso, passo por www.steinhartwatches.de/en de vez em quando, para espreitar se há por lá modelos novos ou máquinas que valha a pena referir aqui no blog. E raramente me arrependo… Smile Em 2013, praticamente no início deste blog, falei do cronógrafo automático Nav B-Chrono II, entretanto descontinuado, e escrevi que era um dos mais baratos cronógrafos do mercado baseados no movimento ETA 7750, o lendário Valjoux.

Mas muita coisa mudou entretanto. Uma delas foi o facto de a ETA ter aumentado substancialmente os preços dos seus movimentos, sendo que o 7750 foi um dos que mais sofreu. Li ainda há pouco tempo que era agora praticamente impossível produzir um cronógrafo de boa qualidade com este movimento por menos de 1.500€.

E o que nos diz a Steinhart? Bem, basta uma rápida pesquisa pelo (renovado) website e encontramos duas versões do Nav B-Chrono, com caixa de 44mm ou de 47mm ao mesmo preço de… 870€! Isto, numa execução belíssima que inclui vidro de safira, fundo em vidro, rotor dourado e decorado e um mostrador com aquele que é, para mim, um dos melhores desenhos alguma vez criados para este movimento, o qual inclui numerais completos nas posições horárias 3, 6 e 9, integrando de forma perfeita os sub-mostradores nessas posições.

Há detalhes que não aprecio tanto (e que me fazem continuar a preferir o meu Junkers a qualquer outro 7750 que tenha visto), como é o caso do formato da coroa e dos poussoirs. Mas, no geral, esta continua a ser uma das melhor maneiras de ter acesso a um relógio com um movimento lendário por (muito) menos do que encontramos na concorrência. Altamente recomendado!

Sem comentários :

Enviar um comentário