quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Omega Speedmaster Professional


O Omega Speedmaster Professional é muito provavelmente o mais reconhecível cronógrafo do mundo da relojoaria. Embora existam hoje vários modelos da marca que ostentam o nome "Speedmaster Professional", a referência 311.30.42.30.01.005, que é o objeto deste artigo, é conhecido por Moonwatch – literalmente, o Relógio da Lua – e é o relógio que mais se aproxima dos que foram usados originalmente pelos astronautas do programa Apollo.

Este modelo, lançado pela primeira vez em 1957 e certificado no dia 1 de Março de 1965 como habilitado a ser usado em todas as missões tripuladas da NASA, é também usado por todos os cosmonautas russos desde 1970.

O atual Speedmaster Professional Moonwatch não é uma réplica exata do relógio usado pelos astronautas dos EUA que foram à Lua em 21 de Julho de 1969, mas sim uma versão melhorada. No entanto, foram mantidas algumas das características mais icónicas do original, como é o caso do mostrador de Hesalite (vidro acrílico inquebrável), um requisito essencial para missões no espaço, onde a eventual quebra do mostrador em mil pedaços pode constituir um sério problema.

Também as proporções são as mesmas. Apesar de a Omega ter criado uma versão de 44,25mm, mais de acordo com as atuais tendências do mercado (e que inclui data às 6H00), o modelo 311.30.42.30.01.005 mantém a caixa de 42mm de diâmetro do original.

O movimento usado é o calibre 1861, um cronógrafo de carga manual (o rotor de um movimento automático não funcionaria no espaço, devido à ausência de gravidade) que representa apenas uma pequena evolução face ao calibre 321 (alterado em 1968 para o calibre 861) usado no relógio original. A alteração mais sensível prende-se com os materiais usados, que passaram a ter um acabamento de ródio.

O preço de referência deste relógio é de cerca de €3.900. O Speedmaster Professional é vendido numa caixa especial que inclui ainda uma lupa, uma medalha comemorativa, uma bracelete contínua (tipo NATO) de poliamida com fecho de velcro como a usada pelos astronautas sobre os seus fatos e ferramenta para substituição da bracelete.

Sem comentários :

Enviar um comentário