segunda-feira, 10 de março de 2014

Torgoen T8 T08101

torgoen_swiss_t8_t08101_1[1]A Torgoen é uma empresa norte-americana que cria relógios de inspiração aeronáutica com movimentos de quartzo suíços (Ronda e ETA), alguns dos quais verdadeiramente originais.
Este modelo, da coleção T8, é especialmente interessante porque nos propõe não o habitual fuso horário adicional, mas sim mais dois fusos horários – e todos eles apresentados em sub-mostradores com direito a ponteiros de horas e minutos.
A hora local surge num mostrador principal às 3H00 (e inclui data na mesma posição); um sub-mostrador às 8H00 e outro às 11H00 apresentam os dois outros fusos, designados Time at Destination e GMT, respetivamente.
De forma a conseguir esta funcionalidade, a Torgoen utiliza nada menos do que três (!) movimentos: um Ronda 585 para o movimento principal, com três ponteiros e data; e dois pequenos e simples Ronda 751 para os dois fusos adicionais. Desta forma, a hora em qualquer um dos locais pode ser acertada sem quaisquer limitações.
Ao contrário do que seria de esperar, o relógio é grande mas não excessivamente: 45,5mm de diâmetro numa caixa de aço com a coroa tradicional às 3H00 e botões de controlo do lado esquerdo da caixa para acerto dos fusos horários adicionais.
Para quem já viva numa zona GMT, o relógio pode parecer um pouco redundante, mas justifica-se pelo facto de a Torgoen posicionar os seus relógios para “aviadores” – muito embora seja duvidoso imaginarmos um piloto de linha aérea com uma destas peças no pulso… “Viajantes” será mais o seu mercado-alvo.
A empresa indica que os preços destes relógios (existem diversas variações com mostradores e braceletes diferentes) oscila entre as £290 e as £360, um valor surpreendentemente baixo para um relógio com três movimentos.

Sem comentários :

Enviar um comentário