sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

IWC Pilot's Watch Double Chronograph

tumblr_inline_muqchvPHwp1r1zd2z[1]
Há pouco tempo, um dos leitores deste site deixou um comentário no artigo sobre o Steinhart Nav B Chrono II que me deixou a pensar. Dizia ele que o relógio era bonito mas que parecia uma cópia dos IWC Pilot. Não concordo, mas admito que todos os cronógrafos tipo “piloto” são na verdade muito semelhantes – embora sinta que a estética da Steinhart consegue ser minimamente original.
No entanto, a comentário levou-me até à página web da IWC onde andei a explorar os relógios tipo piloto da marca. Depois de confirmar que não havia nada de igual (nem parecido) com o referido Steinhart, acabei por me ficar a babar perante este modelo: o Pilot's Watch Double Chronograph.
O que mais me agradou foi a funcionalidade que vai um pouco além do que é normal encontrar nos cronógrafos baseados no movimento Valjoux 7750, nomeadamente a presença de um botão adicional às 10h00 para controlo dos segundos intermédios (split seconds). Este botão pode ser usado para parar o ponteiro dos segundos intermédios a qualquer momento; pressioná-lo de novo sincroniza-o com o ponteiro dos segundos do cronógrafo, o que é ideal para temporizar voltas ou tempos intermédios.
Mas voltando à comparação com o Steinhart (podíamos também compará-lo com um Christopher Ward ou até um Junkers, por exemplo), o problema deste IWC é… o preço. O valor de referência ronda os 10.000 dólares, embora possa ser encontrado online por um pouco menos – mas não muito menos.
Para quem tenha 10.000 dólares para dar por um relógio (e o queira fazer), podemos sempre dizer que “um IWC é IWC”. Mas quando pensamos que esta é uma quantia que nos permite comprar dez (ou mais) cronógrafos mecânicos de outras marcas baseados no testado e provado movimento ETA Valjoux 7750, este modelo em particular é realmente uma pílula bonita… mas difícil de engolir.

1 comentário :

  1. Boa tarde. Chamo-me António Oliveira e sou um leitor atento da sua página há uns meses a esta parte. Gostaria, se assim o entender, que formulasse a sua opinião sobre os relógios da marca alemã Defakto Uhren. Publicitam no Facebook. Obrigado

    ResponderEliminar