terça-feira, 20 de agosto de 2013

Junkers Bauhaus 6070-5

bauhaus-junkers_compositeEsta não é a primeira vez que falo aqui de um relógio da série Bauhaus, da Junkers, mas penso que será a primeira que referencio com um movimento de quartzo.
A Série Bauhaus do fabricante alemão inclui diversos modelos, desde simples dress watches de três ponteiros até elegantes cronógrafos, com movimentos quer de quartzo, quer mecânicos automáticos.
O Junkers 6070-5 (existe uma variante, 6070-2, com mostrador e bracelete em preto) é um elegante dress watch de três ponteiros e data às 3H00 baseado num movimento de quartzo suíço Ronda 515. O relógio é extremamente elegante e discreto, com índices em vez de numerais nas posições horárias, embora seja visível uma escala numérica de segundos de 0 a 60, com incrementos de 5 segundos.
Este relógio tem dois irmãos quase gémeos: o Junkers 6050-5 é muito semelhante esteticamente mas é baseado num movimento automático ETA 2824-2; já o Junkers 6046-5 é baseado no mesmo Ronda 515 de quartzo mas ostenta um mostrador um (muito) pouco mais ornamentado, com numerais arábicos nas posições da horas e um logótipo da Junkers, um pouco mais proeminente, às 6H00.
As proporções são perfeitas para um dress watch, com caixa em aço de 40mm de diâmetro e 10mm de espessura. Tal como todos os modelos da Série Bauhaus da Junkers, também aqui o vidro do mostrador… não é vidro. A razão deve-se ao seu formato convexo, que o torna especialmente vulnerável – se fosse vidro mineral ou de safira, iria partir-se facilmente. Por isso a Junkers optou por usar Hesalite, um material sintético virtualmente inquebrável – o mesmo que foi usado, a pedido da NASA, nos Omega Speedmaster da primeira missão à Lua.
Encontra um artigo interessante sobre as propriedades e vantagens do Hesalite aqui.
Mas guardei o melhor para o fim. O preço deste Junkers 6070 (bem como do 6046), um relógio alemão com movimento suíço, é de apenas €199. Uma pechincha ainda maior quando descobrimos que a marca, representada em Portugal pela SRI, oferece uma garantia vitalícia.

Sem comentários :

Enviar um comentário